sexta-feira, 1 de setembro de 2017

No Escurinho do Cinema





Fotos Teresa Duarte.

Publicado originalmente no blog Turismo e Desenvolvimento, em 28 de julho de 2017

No Escurinho do Cinema

Por Teresa Duarte

         Uma história de amor que se tornou atrativo para a população de Remígio e municípios vizinhos. Nada melhor que ter o prazer de curtir um filme no escurinho do cinema. Essa história tem como protagonista o mecânico paraibano Regilson Cavalcante Silva, quando decidiu tornar em prática o sonho e assistir ao filme no escurinho do cinema.

Quando criança o mecânico conta que costumava ir ao cinema e já despertava a vontade de fazer o seu próprio, “eu pegava as fotos de monóculos da minha mãe, peças de plástico colorido que continha fotos de família no fundo da lente, e eu usava os negativos exibindo um filme em panos como fundo de tela”. E foi com muita determinação e recursos obtidos na sua oficina mecânica que ele adquiriu o seu próprio cinema.

         Em 2012, resgatando o mesmo prédio que abrigava o antigo Cine São José em sua infância, ele alugou o local e comprou o seu primeiro projetor que era na versão 35m m. O empenho colocou Remígio na projeção sendo ele hoje o único município da Paraíba, entre poucos no Nordeste, que possui o cinema de rua. De proprietário a projetista, bilheteiro, eletricista, faxineiro, pipoqueiro e tudo que é necessário para projetar o filme, funções que cabe ao mecânico no CineRT de Remígio.

         Foi um longo percurso para aliar o cinema a sua oficina mecânica para hoje colocar em cartaz filmes ao mesmo tempo em que são exibidos nos grandes cinemas nacionais. As sessões de segunda a segunda estão sempre lotadas no espaço moderno com muita criatividade, sendo digitalizado e com confortáveis poltronas, acesso ao cadeirante com o preço acessível onde a inteira custa R$ 10 e meia R$ 5. O CineRT fica na rua Flávio Ribeiro Coutinho, número 30, no centro de Remígio.

Texto e imagens reproduzidos do site: turismoedesenvolvimentopb.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário